Privatização de empresas públicas, um dilema sobre o contrato de trabalho público
B&M tem obtido sucesso na reintegração de empregados públicos demitidos por força de privatização de empresas públicas.
O escritório Benedito & Melo tem obtido sucesso em todo o território nacional de inúmeros processos determinando a reintegração de empregados públicos demitidos por Empresas Públicas que foram privatizadas nos últimos anos.
As decisões provenientes da Justiça do Trabalho têm sido favoráveis ao determinar a reintegração dos ex-empregados públicos federais que foram demitidos por força da privatização da empresa pública.
Segundo entendimento da Justiça do Trabalho não há direito a estabilidade, todavia, não pode ocorrer alteração do contrato de trabalho unilateralmente, passando de contrato público para privado por simples vontade do empregador.
Com isso, o escritório tem tido sucesso no retorno dos interessados demitidos por conta das privatizações ocorridas em todo o Setor Público.
Porém as decisões não abrangem aqueles que aceitaram os respectivos Planos de Demissões Voluntárias - o famoso PDV - pois a Justiça tem entendido que uma vez aceito de livre e espontânea vontade o valor a ser recebido no PDV, perde-se a vontade de retornar ao emprego, finalizando, imediatamente o contrato de trabalho, mantendo apenas o plano de saúde se for o caso por um curto período de tempo.
Assim, não pode ocorrer o acúmulo do recebimento do Plano de Demissão e o pedido de retorno se não houver sido constatado vício de consentimento no recebimento do PDV.
Fonte: Escritório Benedito & Melo
Foto: B&M